sábado, 15 de janeiro de 2011

Gauchão 2011: Grêmio tenta conciliar Estadual e pré-Libertadores



Início do ano será decisivo para o Tricolor na elaboração do próprio calendário

Não será fácil cumprir com este planejamento. Mas o Grêmio pretende se aplicar simultaneamente no Gauchão e na Taça Libertadores. As competições são paralelas, e geralmente o Estadual é relegado aos reservas. Na competição continental, entretanto, o Grêmio ingressa na fase classificatória - precisa disputar a pré-Libertadores contra o Liverpool-URU, nos dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro. Só então saberá se está garantido no Grupo 2, ou eliminado.

Enquanto isso, o Gauchão servirá de 'treinamento' para os titulares. Nas primeiras partidas o Grêmio vai entrosar sua equipe com os enfrentamentos locais. Reservas, apenas no Gre-Nal do próximo dia 30 - porque a data coincide com o intervalo entre os jogos com o Liverpool. De resto, a promessa é também priorizar o Estadual, e tentar diminuir a distância de títulos para o Inter.

Renato Gaúcho mantém a base tática de 2010. O Grêmio joga no 4-4-2 com o meio-campo reproduzindo o desenho de um losango. À frente da linha defensiva está o volante Fábio Rochemback, assessorado por Adilson (direita) e o lateral improvisado Lúcio (na esquerda). Douglas é o ponta-de-lança, atuando de forma adiantada, próximo dos atacantes Jonas e André Lima. A zaga tem Gabriel e Gilson pelos lados, e Paulão-Rafael Marques na dupla de guardiães do gol de Victor.

O destaque para a temporada:
Jonas, artilheiro do último Brasileirão, tem novas metas. Após marcar mais de 40 gols na temporada passada, tentará ao menos repetir o feito. Negociando a renovação de contrato, para ficar no Grêmio até a Copa do Mundo de 2014 e ser o porta-voz dos tricolores em campanhas de marketing, o atacante se destaca em um time que herdou boa base de 2010. Gabriel, ofensivo lateral; o zagueiro Paulão, xerife da defesa; o capitão Fábio Rochemback; e o meia Douglas são os outros destaques.

Quem chegou e quem saiu:
Pouco mudou a configuração do elenco do Grêmio. Por enquanto, o único reforço anunciado é o atacante Lins, ex-Criciúma. Outras três contratações serão realizadas - um zagueiro, um volante, e um lateral. O meia Souza foi para o Fluminense, o zagueiro Thiego está no Bahia, e o lateral Sérgio foi repassado ao ASA-AL. Leandro treina em separado, junto com Danilo Rios, ambos à espera de propostas.

A expectativa de Renato Gaúcho:
"Nós queremos ganhar as duas competições, estamos trabalhando para isso. Temos uma boa base da última temporada, precisamos de mais uns dois ou três reforços, e já temos um grupo forte para enfrentar o Gauchão e a Libertadores", disse o treinador gremista.

Nenhum comentário :

Arquivo do blog