terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Neymar dá espetáculo e Brasil goleia Paraguai no Sul-Americano sub-20




A Seleção Brasileira sub-20 não tomou conhecimento do Paraguai e estreou com o pé direto no torneio Sul-Americano sub-20, ao vencer a partida por 4 a 2, com uma noite de gala de Neymar, no estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru. O camisa 7 do Brasil fez os quatro gols, sendo duas pinturas e já se isolou na artilharia da competição. Além de toda a contribuição, o atacante deu uma série de dribles desconcertantes na defesa paraguaia e também levou muitas pancadas, principalmente nos minutos finais.

A equipe comandada por Ney Franco chegou a ficar com dois jogadores a menos no segundo tempo. Zé Eduardo, nos primeiros minutos, e Henrique nos momentos finais, quando a partida já estava decidida, foram expulsos. Até o treinador brasileiro foi expulso, por tanto reclamar. Com alguns sustos, mas com o jogo garantido a maior parte do tempo, o time fez boa estreia na primeira fase. O Brasil está no Grupo B.
A partida começou nervosa, numa típica estreia de dois times que ainda tentavam se encontrar. Os primeiros 15 minutos foram muito equilibrados, mas amarrados e sem lances de inspiração. A Seleção Brasileira só conseguiu chegar por meio de bola parada. Aos seis minutos, Neymar cobrou escanteio da direita e o zagueiro Bruno Uvini cabeceou no travessão.
Mas a partir dos 20 minutos o futebol brasileiro começou a se mostrar superior. Aos 24, Casemiro entrou na área paraguaia fazendo fila, e só foi parado com pênalti pelo goleiro Ovando. Na cobrança, Neymar bateu com tranquilidade no meio, enquanto o arqueiro adversário pulou para o canto esquerdo. O Brasil fazia sua estreia.
Depois do gol, Neymar começou a dar show, ou melhor: espetáculo. Sempre caindo pelo lado esquerdo, o camisa 7 infernizou a ala direita do Paraguai. Aos 33 minutos, Lucas fez linda jogada no meio e serviu o atacante do Santos. Marcado por três zagueiros, Neymar viu Henrique livre no meio, mas preferiu cortar os marcadores e bater no canto direito. Era o segundo da Seleção. Aos 41 minutos, o artilheiro do Brasil na partida desmoralizou dois jogadores paraguaios com dribles fantásticos.
Logo nos primeiros minutos da primeira etapa, tudo se inverteu. Zé Eduardo tomou dois cartões amarelos, e aos quatro de bola rolando, deixou o Brasil com um a menos. Somente dois minutos depois o Paraguai diminuiu a desvantagem. Após escanteio cobrado da esquerda, Vieira aproveitou falha de marcação do Brasil e cabeceou para dentro. Os paraguaios se animaram, passaram a pressionar, e a Seleção se desencontrou.
Só que aos 15 minutos a estrela do jogo novamente voltou a brilhar. Depois de rebote do goleiro Ovando dentro da área, Neymar dividiu com o camisa 1 do paraguai e acabou fazendo o terceiro gol brasileiro, de forma chorada. Foi o gol mais importante do jogo, que devolveu a tranquilidade aos comandados de Ney Franco. E o show do atacante do Santos não ficou por ai.
Aos 18 minutos, ele recebeu lindo passe de Galhardo, que tinha acabado de entrar no lugar de Danilo, e deu um toque espetacular com o pé esquerdo, encobrindo o goleiro. E o restante do segundo tempo foi todo para Neymar se divertir e apanhar. Os dribles desconcertantes continuaram e levaram a torcida ao delírio no estádio. Ao mesmo tempo, em quase todas as jogadas de efeito, o jogador levava muita pancada. E o craque ainda levou cartão amarelo aos 37 minutos por segurar a bola após sofrer entrada violenta.
Quando o relógio marcava 39 minutos, Montenegro recebeu dentro da área brasileira, driblou Bruno e tocou para dentro, fazendo o segundo do Paraguai. Dois minutos depois, Henrique fez falta e foi punido com o segundo amarelo, deixando o time com dois a menos. Indignado, Ney Franco reclamou muito e também foi expulso. Mas tudo isso não foi suficiente para ameaçar o Brasil, que segurou a bola no ataque e esperou o apito final para confirmar a primeira vitória na competição e seguir firme na busca pela classificação para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

FICHA TÉCNICA

Estádio;Jorge Basadre, em Tacna (PER)
Brasil: Gabriel, Danilo (Rafael Galhardo), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro, Zé Eduardo, Lucas (Romário), Oscar (Fernando) e Neymar; Henrique. Técnico: Ney Franco
Paraguai: Mario Ovando, Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera e Nelson Ruiz (Oscar Ruiz); Diego Benitez, Hernán Pérez, Marcos Gimenez e Ivan Torres (Montenegro); Jorge Ortega (Contrera) e Claudio Correa.
Técnico: Adrian Coria
Gols: Neymar, aos 25 e 33 do primeiro tempo; Viera, aos 6, Neymar, aos 15 e aos 18 minutos e Montenegro, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danilo, Henrique, Zé Eduardo e Neymar (Brasil); Gustavo Goméz
(Paraguai)
Cartões vermelhos: Zé Eduardo e Henrique (Brasil)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Francisco Mondria (CHI)

Nenhum comentário :

Arquivo do blog